Como ser o gestor de TI que as empresas procuram?

O mercado impõe diversas exigências para a contratação de profissionais de TI. Contudo, para ocupar um cargo de gestor, as empresas esperam mais do que profissionais com excelentes conhecimentos técnicos. Quer saber como ser o gestor de TI que as empresas procuram? Veja aqui algumas das características que o mercado procura e diferencie-se da concorrência!

Mantenha seu currículo atualizado

Com a rapidez e a constância dos avanços no campo da tecnologia da informação, atualizar-se constantemente é uma exigência. Mais do que profissionais com formação universitária, as empresas esperam que um gestor de TI tenha uma atitude proativa com relação ao seu desenvolvimento profissional. Isso significa que o gestor é uma pessoa que investe tempo em não deixar que seus conhecimentos fiquem ultrapassados. A empresa contratante busca por profissionais que apresentem certificações variadas em campos como arquitetura de redes, sistemas da informação, etc. Além disso, MBAs em outras áreas de especialização contam pontos. Um gestor de TI que também é certificado em marketing, administração e outras áreas do conhecimento, que podem melhorar sua capacidade de gestão, tem mais valor perante o mercado. Para saber mais sobre gestão, veja este conteúdo que preparamos sobre gestão de projetos e pessoas!

Desenvolva habilidades de comunicação, liderança e resolução de problemas

O gestor de TI lida com muito mais do que dados. O gestor é responsável por garantir que a equipe, os processos e as atividades se integrem com máxima eficiência. Por isso, para ser o gestor de TI que as empresas querem, você deve ser capaz de identificar problemas precocemente e evitá-los. Além disso, deve saber como resolvê-los de maneira rápida e custo eficiente. Os sistemas passam por mudanças constantes. Nestes contextos, cabe ao gestor de TI a capacidade de lidar com estes pontos críticos e realizar expansões e alterações nos sistemas de forma a atender às necessidades do negócio com máxima excelência. Já no campo da comunicação, o gestor de TI é tipicamente o líder da equipe. Por isso, o profissional deve apresentar um perfil flexível, com boas habilidades interpessoais, enquanto exerce uma liderança firme e inspiradora, oferecendo confiança para seu time. O gestor também está em constante contato com outros setores da empresa. É comum que ele tenha que lidar com o pessoal da contabilidade ou dos recursos humanos, por exemplo. Nestes contextos, é importante dispor de capacidade para comunicar de forma eficiente aos leigos as necessidades do setor.

Treine seu poder de negociação e mantenha uma performance orientada aos resultados

O gestor de TI é o representante das necessidades da empresa no campo de tecnologia. Por isso, ele deve ser capaz de defender os projetos e requisitar investimentos que apresentam potencial de trazer melhorias para a empresa. E, uma vez aprovados, deve ser capaz de entregá-los e provar seu valor para o negócio na prática. Por isso, além das habilidades técnicas e de resolução de problemas, o gestor de TI que as empresas querem oferece resultados. Sua carreira e suas ações são sempre direcionadas à melhoria dos processos e ao desenvolvimento de soluções adequadas para as necessidades específicas da empresa. Se você quer saber mais sobre como evoluir na sua carreira em gestão de TI, assine nossa newsletter!

Compartilhe nas suas redes:

Conteúdos relacionados