A informação é um fator de grande importância na economia moderna. É natural, assim, que novos conhecimentos surjam como fator de produção e diferencial competitivo. O que leva estes a servirem como base para o funcionamento da organização, além de germinar o seu crescimento. Isso posto, você sabe como a tecnologia se relaciona com a gestão de conhecimento na sua empresa? Também conhecido pela sigla GC, temos nesta prática a junção de conceitos administrativos com os sistemas da informação. Sendo o TI suporte da primeira, especialmente no que diz respeito à preservação e difusão de saberes. Para o dia a dia do negócio, acarreta que há uma necessidade frequente de transformar a relação entre estes ativos em resultados. É claro que extrair o capital intelectual é um desafio. Por vezes, muito do conhecimento acumulado está ligado a uma pessoa. O que significa também que não podemos dissociá-lo do capital humano. Ainda que em um nível mais básico tratemos simplesmente de informação. E é neste momento que a tecnologia se mostra cúmplice para uma boa gestão de conhecimento nas organizações. Detalhemos um pouco mais esta relação.
Índice
ToggleComo a tecnologia se relaciona com a gestão de conhecimento na sua empresa
Gerir conhecimento é basicamente a tarefa de administrar os ativos intelectuais do seu negócio. Trata-se, portanto, de processo que envolve a identificação do saber próprio e relevante para a empresa. É cuidar também da renovação e criação de novos conhecimentos que serão aplicados ao contexto organizacional. Por tudo isso, falamos de uma atividade que para ser bem-sucedida implica o respeito a uma metodologia. Qual o papel, então, da tecnologia nesta gestão de conhecimento? Em resumo, a função destas ferramentas está ligada à integração, captura, recuperação e compartilhamento do saber próprio da empresa. É através de recursos tecnológicos que pode se tornar coletiva a aprendizagem daquilo que antes se restringia a uma pessoa. Ligando as duas pontas deste processo está a engenharia do conhecimento. É através dela que o saber poderá ser categorizado de forma que resulte em uma informação que pode ser integrada. Posteriormente, a tecnologia vai favorecer a troca de experiências criando redes informacionais. É um caso onde o papel geralmente desempenhado pelo TI, de suporte processual, converte-se para um suporte de competências. Podemos entender um pouco esta relação se trouxermos à memória o que por muito tempo representaram os fóruns na internet. Estes espaços sociais e virtuais eram canal para que se compartilhassem conhecimentos, problemas, ideias e soluções. Tratando-se no processo de variados assuntos e competências para enriquecimento intelectual dos participantes. Conceitualmente, é assim que a tecnologia irá se relacionar com a gestão de conhecimento. Adicionando-se a isto apenas a definição e acompanhamento de indicadores próprios. Ressaltamos que a gestão de projetos e pessoas complementa a atividade aqui tratada. Sem o qual o processo estaria incompleto e resultaria pouco eficiente. Saiba mais a respeito acessando nosso artigo.
A tecnologia integra e preserva o capital intelectual
Entender como a tecnologia se relaciona com a gestão de conhecimento na sua empresa permite que o seu know-how seja preservado. Fator competitivo e que está ligado à sobrevivência da organização. Para que a GC tenha bom desempenho as ferramentas tecnológicas de suporte devem priorizar a integração do capital humano. Apenas desta forma o ativo intelectual poderá ser preservado onde é mais importante. A saber: entre os colaboradores que vascularizam o cotidiano da organização. Se você quer beneficiar a sua empresa aprendendo mais sobre tecnologia, gestão e desenvolvimento de software visite o nosso blog.