Em tempos de crise econômica, como a que o país vive, a redução de custos e o aumento de eficiência são peças chave para que uma empresa possa continuar crescendo. Nesse sentido, a alocação de recursos em TI pode ser um grande aliado para que o seu empreendimento tenha resultados melhores gastando menos. Neste texto, explicaremos porque vale a pena investir em alocação de recursos de TI. Confira! Leia também: Como ser o gestor de TI que as empresas procuram?
Índice
ToggleO que é alocação de recursos de TI?
Este sistema de alocação é muito parecido com uma terceirização. A sua empresa contrata uma empresa especializada que disponibiliza profissionais e ativos na área de Tecnologia da Informação para cumprir demandas do seu negócio e operar com alta tecnologia e eficiência. Em vez de gastar muito para ter equipe e recursos próprios (além da burocracia de contratar, controlar equipes, gerir equipamentos e outras dificuldades), a sua empresa pode sofrer com dificuldades técnicas. A alocação de recursos de TI evita esses contratempos e assegura a qualidade do trabalho. Afinal, o mundo corporativo envolve desafios, concorrências e um jogo de forças que exige estratégia.
Razões para investir
Vamos mostrar a você alguns bons motivos para se investir em Alocação de Recursos de TI.
Facilita o trabalho do RH
Se o objeto de atuação de sua empresa não é a Tecnologia da Informação, contratar uma equipe capacitada para atuar neste setor pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, alocar os seus recursos de TI poupa a empresa desta dor de cabeça. Conte apenas com os profissionais mais capacitados, operando diretamente nas linhas do seu negócio. Estima-se que cerca de metade do tempo de trabalho dos times de RH esteja relacionado à administração de cadastros, salários e benefícios. Diminua esse tempo e mantenha seu RH focado no core business, na atividade-fim. Deixe o TI por conta da alocação.
Melhora de performance
A alocação de recursos em TI envolve contar apenas com os melhores profissionais. Especialistas, com anos de mercado e longos currículos, assumindo a área de TI da sua empresa para fazer o melhor. O impacto nos números é imediato: mais agilidade em processos, menor taxa de erros, falhas e bugs, mais integração entre os setores da empresa.
Vantagens para o orçamento
Outro dos efeitos imediatos, sentidos ao realizar a alocação de recursos de TI, é no orçamento. Os gastos com esta área da empresa são diminuídos drasticamente, e a redução de despesas é fundamental para o empreendimento trazer mais faturamento. Com isso, sobra mais dinheiro para investir nos setores operacional, comercial, logístico e industrial.
Menos burocracia
A alocação de recursos de TI é a prestação de um serviço. Ou seja, a empresa pode contratá-lo, utilizá-lo ao máximo e adequar o uso a seu momento estratégico. Em momentos de expansão, pode ampliar a alocação, ou diminuí-la, caso seja necessário arrochar as contas. Já imaginou a dor de cabeça que isso daria com o uso de recursos próprios? (compra, venda, contratação, demissão). Essa flexibilidade ajuda a empresa a ser mais resiliente, bem como facilita o planejamento estratégico. Conheça o trabalho da Wa Project. Acesse o site.