Business intelligence: X benefícios para gestão empresarial.

O mundo dos negócios apresenta um cenário cada vez mais competitivo e complexo. Por isso, somente as organizações que souberem utilizar as informações a seu favor alcançarão o sucesso na conquista e fidelização do público, que é cada vez mais exigente e disposto a buscar alternativas que satisfaçam os seus desejos e necessidades de consumo. Nesse contexto, o uso do Business intelligence — BI exerce função significativa na trajetória das empresas que adotam essa metodologia com o objetivo de se destacarem dos demais players do mercado. Mas, você sabe o que é Business intelligence? Conhece as vantagens que essa metodologia oferece? Para esclarecer essas e outras dúvidas, nós da WA Project abordaremos neste post os seus principais tópicos e destacaremos 6 benefícios do Business intelligence para a gestão empresarial.

O que é Business intelligence?

O Business intelligence (também conhecido como BI) é uma abordagem que tem como base a utilização da inteligência de mercado aliada a outros elementos (como informações, planejamentos, análises, pesquisas, etc.) para a conquista de vantagens competitivas e destaque no mercado. No entanto, não é possível falar de Business intelligence sem que se tenha uma base sólida de informações a respeito do seu negócio e do mercado em que está inserido. Assim, utilizar bons softwares de gestão e de análise de dados torna-se um fator indispensável para a implantação e uso dessa estratégia. Leia este outro artigo para complementar o seu conhecimento a respeito do tema: Qual a importância dos sistemas nas empresas?. Assim, o Business intelligence está contido nas áreas de intercessão entre o seu negócio, a sua forma de gestão e a tecnologia da informação. Para implantar o Business intelligence na sua empresa você deve adotar os quatro passos fundamentas:

  1. Realize a coleta de dados (internos e externos);
  2. Organize os dados e os transforme em informações;
  3. Promova as ações adequadas;
  4. Realize o monitoramento dos resultados e corrija possíveis desvios.

Adotar algumas ferramentas como o PDCA e a Matriz SWOT podem facilitar no processo de implantação e desenvolvimento do BI.

Quais os benefícios do uso do Business intelligence?

Agora que você compreendeu o conceito, funcionamento e como implantar o Business intelligence na sua empresa, vejamos os seus principais benefícios.

1 — Melhor entendimento do seu negócio

Por ser um processo que envolve análises profundas, baseado em dados e informações, o BI permite o melhor entendimento e compreensão do seu negócio, das metodologias empregadas nos processos operacionais e demais estratégias mercadológicas. O conhecimento do seu negócio permite a melhor compreensão do mercado como um todo e dos seus concorrentes diretos.

2 — Agilidade no processo de decisão

Como as informações são a base do conhecimento e do desenvolvimento do Business intelligence, o processo decisório passa a ter maior agilidade e fluidez, dado que essa atividade passa a ser descentralizada.

3 — Mensuração em tempo real

A mensuração em tempo real é um grande benefício, de modo que permite ter Indicadores de Desempenho sempre atualizados. Isso possibilita a implementação de correções em tempo hábil e minimizar os impactos negativos sobre o empreendimento.

4 — Respostas rápidas e entregas de resultados em menor espaço de tempo

O BI permite o uso inteligente dos recursos e promove o acesso a novas tecnologias. Assim, a otimização dos processos ocorre em um ciclo contínuo de melhorias e insere as mais efetivas práticas do mercado ao seu empreendimento. Desse modo, as respostas são mais rápidas e as entregas dos resultados ao seu público ocorrem em menor espaço de tempo, o que traz inúmeras vantagens competitivas.

5 — Conhecimento do seu cliente

Conhecer o perfil do seu cliente é um fator essencial para adotar medidas que promovam a adesão ao seu negócio, dado que entender os desejos, necessidades e padrões de consumo são fatores essenciais para o correto direcionamento das operações da sua empresa. O Business intelligence age de maneira pontual e positiva no conhecimento do perfil dos seus clientes e potenciais clientes, de forma qualitativa e quantitativa, o que gera um ambiente de interação entre a sua empresa e o público-alvo.

6 — Descoberta de novos mercados

Pelo fato de proporcionar análises internas e externas, o Business intelligence disponibiliza ferramentas para a descoberta de novos mercados e, assim, desenvolve novas soluções para as necessidades ainda não exploradas. Isso permite que o seu negócio tenha uma oferta maior de produtos e serviços direcionados a um público específico. Lembre-se que a inovação e a abertura de novos mercados são fundamentais para que o empreendimento tenha maior sucesso. O Business intelligence é cada vez mais uma tendência na gestão empresarial, e as organizações que não o adotarem assumirão o risco de não terem formas concretas de atuarem diante os seus concorrentes. Precisa de sistemas de informações confiáveis para a implantação do Business intelligence na sua empresa? A WA Project tem a solução ideal para o seu empreendimento. Acesse o site e conheça os nossos serviços!

Compartilhe nas suas redes:

Conteúdos relacionados