A importância de incentivar o desenvolvimento pessoal dos funcionários.

O desenvolvimento pessoal tem se tornado assunto de muitos debates. Com o crescimento da popularidade do trabalho de coaching, mais e mais pessoas têm direcionado sua atenção para o desenvolvimento pessoal. E isso é especialmente visto entre os líderes. Mas e quanto ao desenvolvimento pessoal dos seus funcionários? Veja a seguir por que é importante de investir no desenvolvimento pessoal deles também!

Integração da equipe e redução do stress no ambiente de trabalho

Funcionários que dedicam muitas horas extras ao trabalho estão mais sujeitos à síndrome de burnout . Ou seja, são suscetíveis a crises de stress, ansiedade e até mesmo depressão. Isto tem um grande impacto na qualidade de suas relações, pessoais e profissionais. Deste modo, quando seus funcionários não desfrutam de tempo livre suficiente, podem trazer prejuízos a todo o time. Além disso, o excesso de trabalho causa redução da qualidade do sono, o que impacta em uma baixa na capacidade de concentração. Isso se torna um ciclo vicioso. O funcionário sente que necessita trabalhar muitas horas, contudo, o excesso de trabalho prejudica sua performance, causando ainda mais stress e ansiedade. Além disso, o desenvolvimento pessoal compreende muito mais do que ter tempo livre. Mesmo que seus funcionários não trabalhem por horas demasiadas, não ter objetivos pessoais claros e valorizados pelos seus pares também implica em redução na sua qualidade de vida. Precisa de ajuda para desenvolver uma cultura organizacional produtiva e eficiente? Veja este artigo que publicamos sobre o tema!

Invista nos interesses pessoais dos seus funcionários

Além de permitir tempo livre para o desenvolvimento pessoal do seu time, é importante incentivar seus hobbys e interesses. Quando seu pessoal têm outras metas e projetos na vida, sua motivação aumenta. Isso promove uma melhoria no ambiente de trabalho e nas tarefas realizadas rotineiramente. Note que os interesses pessoais dos seus funcionários muitas vezes podem ser comuns. Por exemplo, objetivos de saúde e boa forma física. Por isso, uma excelente maneira de incentivar o desenvolvimento pessoal dos funcionários como um grupo é fornecer subsídios em inscrições para esportes e academias. Os interesses individuais também devem ser observados. Desenvolva uma cultura onde os hobbys e interesses de seus funcionários agreguem valor às atividades do negócio. Isso pode ser feito pela inclusão eventual de suas habilidades na rotina de trabalho. Por exemplo, pessoas que gostam de fotografar podem ser convidadas a fazer imagens para o site ou material gráfico da empresa. Aquelas que nutrem paixão pela culinária podem receber algumas horas livres para preparar um coffee break. Desta forma seus funcionários se sentirão mais valorizados. Isso aumenta sua motivação pelo trabalho e sua identificação com a cultura e os valores da empresa, oferecendo grande potencial de redução dos índices de turnover, por exemplo.

Promova a qualidade de vida e reduza as ausências por motivos médicos

Quando se investe na qualidade de vida dos funcionários, sua saúde melhora. Isso significa não somente um avanço na produtividade, integração, motivação e moral da sua equipe, mas literalmente da sua saúde. Como vimos, o pouco espaço para o desenvolvimento pessoal abre as portas para condições como a síndrome de burnout. Mas, além disso, a desmotivação quanto à vida pessoal e o stress podem causar baixas imunológicas e outros problemas de saúde mental que impactam na presença de seus colaboradores. Por isso, ao cuidar do desenvolvimento pessoal dos seus funcionários, você cuida também de seu desenvolvimento profissional. E isso pode ter um impacto significativo sobre os resultados do seu negócio! Para saber mais dicas de como aprimorar a atuação da sua empresa, assine nossa newsletter!

Compartilhe nas suas redes:

Conteúdos relacionados