Não é exagero dizer que, atualmente, o mundo é mobile. Só no Brasil, de acordo com a FGV-SP, há um smartphone por habitante. Em números, são mais de 200 milhões de aparelhos. Nada mais natural, então, que as pessoas utilizem cada vez mais os aplicativos para lidar com as suas atividades cotidianas. Situação que acabou por transformar o investimento nos apps em um fator competitivo para as empresas. É por isso que apresentamos, a seguir, 5 passos para melhorar a usabilidade dos seus aplicativos mobile. Com tantas opções disponíveis para usuários nas lojas, destacar-se e ser aceito está muito ligado a esta característica. Uma interface de utilização intuitiva ajuda a evitar que o seu produto seja colocado de lado e esquecido. Mesmo porque, se você pretende oferecer uma solução para o cliente, não faz sentido que esta se mostre demasiado complicada. O intuito deve ser o de facilitar a vida do público e não de dificultar a resolução dos seus problemas. Novato no desenvolvimento mobile? Este artigo te ajudará a saber por onde começar. Vamos então às dicas para melhorar a usabilidade de aplicativos.
Índice
Toggle1. Seja simples e objetivo
No desenvolvimento de aplicativos, vale a máxima popular que diz “não se deve enfeitar o pavão”. Em outras palavras, tenha em mente que você não precisa reinventar o canivete suíço ou a roda. O seu programa será desenvolvido com um objetivo específico, e este deverá ser cumprido de forma eficaz e simples. O design da interface deve ser pensado de modo a eliminar quaisquer obstáculos à utilização. Visualize a página principal do Google, por exemplo. Uma ferramenta 100% intuitiva.
2.A tela inicial deve ser funcional
Ligado ao item anterior está o aspecto da tela inicial. Toda atividade proposta pelo seu aplicativo deve ser acessada a partir deste ponto sem que o usuário se perca. Do mesmo modo, recursos secundários deverão ser encontrados neste espaço. Ainda que através de um destaque hierárquico inferior ao das funções primárias. Lembre-se: navegar pelo seu aplicativo deve ser uma experiência consistente.
3.Invista em um aplicativo responsivo
Tão grande quanto o número de dispositivos móveis entre a população é a variedade de modelos, tecnologias e marcas utilizadas. Em virtude disso, ser responsivo é condição indissociável de uma boa aplicação. Formato e orientação da tela ou sistema operacional não podem ser obstáculos para que as funções do app operem bem.
4.Sempre otimize a experiência do usuário
Experimentar o seu aplicativo deve ser agradável para o usuário. Seja porque ele consegue resolver suas necessidades rapidamente ou pelo caráter intuitivo da solução. Layouts que se mostrem limpos e sem distrativos ajudam muito neste sentido. No mais, certo grau de personalização é sempre desejável. Afinal, falamos aqui de um aplicativo móvel. O que significa dizer que nem sempre o contexto do ambiente em que ele é utilizado será o mesmo. Use estes pequenos detalhes adaptativos ao seu favor.
5.Explore o seu diferencial
Esta dica é tão básica, quanto importante. O que faz com que o seu aplicativo se destaque da multidão de soluções oferecidas pela concorrência? É importante trabalhar o seu diferencial junto ao objetivo principal do app. Assim, você poderá explorar esta característica de forma a atrair o usuário e também oferecer uma experiência singular. Estes foram os 5 passos para melhorar a usabilidade dos seus aplicativos mobile. Todas as decisões tomadas no desenvolvimento de apps devem convergir para a consistência do produto. Os usuários e a empresa se beneficiam mutuamente desta condição. Quer mais informações sobre tecnologia, gestão e software? Então visite o nosso blog.