O que Facebook, Twitter e XP Investimentos estão aprendendo com o home office.

As medidas que as empresas estão adotando para enfrentar o atual momento deve mudar a forma que iremos trabalhar em um futuro próximo e isso tudo graças ao que está sendo aprendido com o trabalho home office.

Maior raio para contratação, retenção de funcionários e redução de custos são alguns dos benefícios que já estão sendo percebidos.

Mark Zuckerberg (fundador do Facebook) apontou, em uma entrevista para a CNBC, que uma das principais causas dos colaboradores deixarem o Facebook é por mudança de cidade.

Uma situação dessa é ruim para o profissional, que é obrigado a deixar a empresa, e ruim para a empresa que, por sua vez, perde um bom profissional e terá todo um trabalho de contratação e adaptação de um novo funcionário.

O home office pode auxiliar na retenção desses profissionais e pode ser utilizado como atrativo na hora de contratar. Afinal, quem não gostaria de ter a opção de trabalhar em casa, nem que seja parcialmente.

O fundador do Facebook afirmou também que, em um espaço de 5 a 10 anos, pretende ter 50% dos colaboradores trabalhando fora dos escritórios.

O CEO do Twitter (Jack Dorsey) alinhou com seus funcionários que alguns se manterão home office e não terão mais a necessidade de voltar para o escritório.

Esse cenário de transição para o home office não se aplica apenas entre empresas estrangeiras. Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, realizada com 375 empresas no Brasil, apontou que mais de 70% pretende adotar o home office parcial ou integralmente depois que essa situação passar.

Uma empresa brasileira que tem visto o home office com bons olhos é a XP Investimentos. Guilherme Benchimol, fundador e atual presidente da empresa, já percebeu todos esses valores citados anteriormente e adiciona o fator qualidade de vida como diferencial.

Em 2017, um grande banco saiu de um mega escritório, localizado na avenida Paulista em São Paulo, para abrir um escritório menor, adaptando toda a cultura da empresa para um modelo 2 dias home office e 3 dias presenciais. Com isso, os funcionários ficaram motivados por não precisarem enfrentar horas de trânsito, escritório mais fácil de se manter, redução do aluguel e essa economia pôde ser revertida para projetos.

Outro grande fator a favor do home office é o maior raio para contratação de profissionais. Quando a empresa aceita o home office, existe um mar de oportunidades. Na Wa Project, por exemplo, já auxiliamos dezenas de empresas a preencherem suas vagas com nossos desenvolvedores remotos.

Abrir uma vaga a nível Brasil significa maior número de bons currículos chegando, processo seletivo de alto nível e profissionais altamente capacitados sendo contratados. Isso reflete diretamente na qualidade do serviço prestado.

Ainda é cedo para dizer como será nossa relação futura com o trabalho mas uma coisa é certa, home office trás benefícios e as empresas que souberem tirar proveito, podem se beneficiar.

Um abraço e não deixe de se inscrever na nossa newsletter.

Compartilhe nas suas redes:

Conteúdos relacionados