Alinhamentos que acontecem durante o café na empresa ou, por exemplo, aquelas decisões de direção que são tomadas em um bate-papo durante o almoço são hábitos que precisam ser deixados de lado caso o seu objetivo seja trabalhar alguns dias da semana home office.
É importante criar o hábito de usar e abusar de agenda, reuniões e invites. Faça com que todas as reuniões tenham sala de conferência aberta ou um link de acesso, permitindo que todos tenham uma forma de “estar lá”, seja presencialmente ou remotamente.
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ToggleCaso o seu objetivo seja trabalhar parcialmente em home office, comece a criar hábitos de fazer tudo no digital.
Um grande erro de empresas que adotam o home office parcial é alinhar somente com as pessoas que estão presentes naquele dia, acreditando que o recado será transmitido para os demais. A informação se perde em algum momento, isso provoca desalinhamento e gera problemas.
Encare como se todos estivessem trabalhando 100% home office.
Trabalhando com esse mindset é possível flexibilizar para algumas pessoas trabalharem home office e aquele paradigma de que o contato físico é necessário para realização do trabalho, começa ser quebrado.
Usar ferramentas é fundamental para te apoiar nesse processo. Manter todos os arquivos em nuvem, utilizar agenda, possuir uma ferramenta oficial de comunicação que permita criar canais para tratar de assuntos específicos, ferramenta para gestão de tarefas, entre outras.
Outro ponto importante para o home office dar certo é ter/ser um gestor organizado. Precisam existir processos bem definidos.
Home office é complexo, demanda esforço e maturidade, mas vale muito a pena.