UX, UI e IxD: Quando abordamos o desenvolvimento de apps e lidamos com estas sílabas, os seus conceitos podem ser confundidos. User Experience, User Interface e Interaction Design são voltados ao design de apps e precisam estar claros na mente de todos que buscam trabalhar nesta área. Para sanar estas confusões de uma vez por todas e falar um pouco mais sobre cada um destes conceitos, preparamos este texto. Confira! Leia também: Prototipagem: porque esta etapa é fundamental para o desenvolvimento de um app?
Índice
ToggleUX: User Experience
O UX – traduzido para Experiência do Usuário – é um conceito extremamente importante para quem desenvolve apps. Afinal, oferecer uma experiência positiva, ágil e eficiente é a melhor forma de manter um usuário satisfeito utilizando algum aplicativo e expandir sua gama de clientes. Para isso, há grande foco na interação entre humano e computador (HCI), técnicas de usabilidade e a sensações que o app pode criar ao usuário quando é utilizado. Além de projetar apps voltados à experiência do usuário, os designers de UX também desenvolvem testes A/B, pesquisas e outras formas de testar e validar a eficiência dos aplicativos construídos.
UI: User Interface
Enquanto o UX se preocupa com a experiência do usuário como um todo, a Interface de Usuário (UI) está mais voltada para a forma como os elementos do aplicativo são distribuídos pela tela e acessados pelo usuário. Por exemplo: os ícones do app são facilmente compreensíveis e podem ser rapidamente acessados com os dedos ou com o mouse? Quantos cliques ou toques são necessários para se desempenhar certas funções, etc. Desta forma, o Designer de UI não lida apenas com questões estéticas e visuais da interface do aplicativo, mas como estes aspectos interagem com o usuário, facilitando ou dificultando o acesso a recursos importantes do app. Seu trabalho está voltado principalmente a ações de input (formas pelas quais o app recebe comandos), componentes visuais de navegação e de informação.
IxD: Interaction Design
O Design de Interação também é outro conceito muito importante no Design de Apps. Afinal, ele lida diretamente com a interação entre usuários e sistemas/produtos. Isso parece banal, mas não é. Processos eletrônicos, digitais e online são extremamente complexos, movimentando uma grande carga de informação e, muitas vezes, dinheiro. Toda essa complexidade precisa ser simplificada no momento da interação com uma pessoa leiga em tecnologia, mas que é usuária de um programa. Um exemplo de sucesso de IxD, que também se aplica em alguma medida para UX e UI: os manuais dos antigos celulares que apenas faziam ligações é muito maior do que os manuais de smartphones de última geração, apesar das limitações técnicas dos antigos dispositivos. O motivo: hoje já não é mais preciso ensinar um usuário a utilizar um smartphone – o próprio dispositivo faz isso através de seu design intuitivo. É por estes e outros motivos que IxD é tão importante para o App Design.
Para resumir
UX – Lida com as reações e sentimentos do usuário em relação ao app. UI – Cria uma interface adequada para que o usuário possa ter a melhor experiência com o aplicativo. IxD – estuda e aplica medidas para aprimorar a interação entre usuário e app.