A importância da experiência do usuário (UX) pro sucesso do seu sistema.

O sucesso de um sistema é definido pela aceitação do usuário. Enquanto a qualidade é importante, se o usuário não tem interesse em usá-lo, sua chance de retorno é muito menor. Por isso, a UX ou a experiência do usuário é tão importante para o sucesso de qualquer sistema. Leia também: A importância da automatização de processos

A importância da experiência do usuário

Em primeiro lugar, a experiência do usuário não se limita apenas a interface. Apesar de esse aspecto ser muito importante, o conceito de UX, do inglês user experience, se aplica a muito mais do que isso. A experiência do usuário se dá mesmo fora do próprio sistema. A interação que ele tem com a sua empresa, desde quando a descobre, passando pelo primeiro contato, até chegar no momento em que fecha o negócio, além de todo o processo de pós-venda. A importância da experiência do usuário se reflete muito claramente nos números. Ter uma experiência ruim reflete primeiramente, onde dói mais, no bolso. Segundo a Econsultancy, uma das empresas líderes de pesquisa de mercado, sites lentos perdem bilhões de dólares em vendas. Esse número é explicado pela satisfação do cliente. A Econsultancy publicou outra pesquisa, dizendo que quase 90% dos usuários não retornam a um site após terem uma experiência negativa, e a British Computer Society revelou que mais 75% dos entrevistados usam a estética como um dos principais indicadores de credibilidade. Ao estudar esses números, fica bem claro que a experiência do usuário, combinando beleza com funcionalidade é fundamental. Se a experiência do usuário for positiva os ganhos são grandes. Sua fidelização gera um retorno muito maior, aumentando as chances de fechar novos negócios e se a impressão for boa o suficiente, ele pode até mesmo recomendar seu software para possíveis clientes.

Como implementar uma boa experiência do usuário?

Existem diversas formas de melhorar a experiência do usuário. Algumas delas têm a ver com o próprio sistema, e outras com a empresa em si. Tudo depende do que o sistema precisa entregar e para qual público. Por isso, uma consultoria de sistemas pode ajudar. Por exemplo, o “scroll infinito” é uma técnica muito comum usada por sites, onde o usuário pode continuar descendo a página, vendo novos conteúdos, sem precisar recarregar. É uma solução elegante, que torna a sua vida mais fácil e, ao mesmo tempo, diminui a taxa de abandono do site. Já um exemplo que mistura tanto o aspecto técnico como a relação com a sua empresa vem das sugestões dos usuários. Implementar, ou pelo menos considerar, sugestões pode revelar soluções que eles irão apreciar e ainda fazer com que sintam ouvidos. De maneira geral, um sistema deve obedecer 4 pilares fundamentais para uma boa experiência do usuário, especialmente em relação à funcionalidade.

  • Apresentação: O sistema precisa ter uma apresentação impecável
  • Funcionalidade: Ele deve cumprir o seu objetivo com bastante eficiência
  • Usabilidade: O sistema deve ser simples e intuitivo de usar
  • Utilidade: Tudo que ele oferecer, deve ser de alguma forma útil para o usuário

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